Metodologias de investigação em educação- Tema1 O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

Mestrado em comunicação Educacional Multimédia

Incentivo à escrita e leitura


Aprender a filtrar

Consciência e responsabilidade de criar sentidos

Objetivos

 Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante se familiarize com os  procedimentos metodológicos que norteiam e permitem a realização de uma  investigação no campo da Educação. Espera-se que conheça os métodos possíveis,  os instrumentos de recolha e de análise de dados, que reflicta sobre as  respectivas vantagens e desvantagens, que adquira sensibilidade para os aspectos éticos a ter em conta e que desenvolva as competências necessárias para a  realização da dissertação de mestrado.

Tema 1

17 de Outubro a 6 de Novembro

Este tema é dedicado a procurar identificar paradigmas e métodos de investigação em Educação, a definir as etapas do processo investigativo e a traçar as características de um relatório de investigação.

De 17 a 19 de Outubro

Discussão do Contrato de Aprendizagem (CA) e apresentação dos membros da comunidade.

Leitura e visualização (individual) dos recursos de aprendizagem disponibilizados neste tópico e/ou indicados no CA. Veja com atenção os diapositivos intitulados O Processo de Investigação da Prof. Alda Pereira.

Pesquisa (individual) de recursos de aprendizagem relacionados com o tema tratado.

Análise e interpretação do conteúdo dos objectos de aprendizagem propostos.

De 20 a 23 de Outubro

Análise (individual) da dissertação de Mestrado de Ana Paula Alves intitulada E-Portefólio: Um estudo de caso. (disponível neste tópico).

De 24 a 30 de Outubro

Organização (em equipa) de um fluxograma relativo às etapas de uma investigação (Entrega no Fórum Equipas).

Questões para trabalho: Quais os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional? Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa? Que métodos se podem definir em investigação educacional? Como caracterizar um estudo de caso em investigação? Como começar uma investigação? Quais as características de um bom problema de investigação? Quais as etapas a percorrer num processo de investigação? Como deve ser organizado um relatório de investigação? Como citar as fontes usadas numa investigação?

De 31 de Outubro a 06 de Novembro

 Discussão no Fórum Geral Processo de Investigação acerca dos fluxogramas produzidos; das etapas de um processo de investigação; e dos métodos de investigação em educação. A discussão será avaliada com base nos critérios definidos no CA para a avaliação dos fóruns.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: